Bichectomia: o efeito Blush definitivo.

  • quinta-feira, 7 fevereiro 2019
  • por: Dr. Leonardo Gomes
bichectomia-o-efeito-blush-definitivo

A cirurgia chamada “Bichectomia” é uma das bolas de vez. Porque esse nome estranho? Que efeito estético ela produz?

 O nome faz referência a acúmulo de tecido adiposo na região das bochechas chamada de “bolas gordurosas de Bichat”, em homenagem ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat,quem descreveu pela primeira vez essas “bolas gordurosas” nos anos de 1700, em Paris.

Bichectomia é o nome da cirurgia que remove parcialmente as bolas gordurosas de Bichat.

Ou seja, todos temos esse acúmulo de gordura que tem a função de coxim amortecedor e também protege os nervos e vasos sanguíneos desta região. Alguns acham que pode ter função facilitadora da sucção em bebês, o que coincide com a anatomia desses pequenos seres, que possuem a bola de Bichat avantajada em relação aos adultos. À medida que vamos crescendo, o tamanho relativo deste acúmulo de gordura vai diminuindo, vamos perdendo aquela aparência de face mais redondinha da criança e adquirindo a aparência daquela face mais adulta, em geral mais magra. 

Originalmente, a cirurgia era indicada para pessoas que, ao mastigar, mordiam suas próprias bochechas. No entanto, esse procedimento acabou sendo incorporado ao arsenal da cirurgia estética da face, por produzir efeitos desejados por muitos:

1 – Emagrecimento facial.

2 – Acentuação do chamado “efeito Blush”, que é o aparecimento daquela região mais magra entre a maçã do rosto e a mandíbula, o que é um efeito muito desejado, especialmente pelas mulheres.

A cirurgia é simples, mas isso não significa que possa ser feita por qualquer um e muito menos que é isenta de complicações. As bolas gordurosas de Bichatestão ligadas a toda a gordura da face, de modo que se algum despreparado começa a “puxar” a gordura sem critérios, pode causar um esvaziamento da gordura facial, o que irá criar um aspecto de envelhecimento facial já que, com o correr dos anos, todos nós passamos por um processo de atrofia de gordura facial. É evidente que um bebê tem muito mais gordura facial do que um idoso. Assim, embora não se deseje ser um adulto com a face redonda de um bebê, também é verdade que ninguém deseja uma face mumificada desprovida de gordura facial. Outros riscos incluem a lesão de nervos e vasos e a lesão dos “ductos de Stensen” que são os canais que levam a saliva produzida pelas glândulas salivares maiores (parótidas) até a boca, já que a incisão é feita a 2 milímetros da abertura do ducto. 

Compartilhar em minha rede social:

Autor

Dr. Leonardo Gomes

Enviar comentário

Caro leitor(a), esta página só registra as opiniões referentes aos Blogs.
Se pretende fazer uma pergunda ou marcar uma consuta clique aqui.