Mantendo-se bem orientado no mar de informações

  • quinta-feira, 7 fevereiro 2019
  • por: Dr. Leonardo Gomes
mantendo-se-bem-orientado-no-mar-de-informacoes

Antigamente, o acesso a informação era limitado, comprávamos enciclopédias, anotávamos as aulas e até costumávamos xerocar os cadernos dos colegas quando perdíamos alguma aula. Não havia internet ou e-mail. 

No passado, o desafio era ter a informação para poder acessá-la, mas hoje surgiu um novo desafio: saber escolher qual informação tem qualidade e potencial de promover algum diferencial na nossa formação profissional, de modo que valha a pena investir nosso precioso tempo para adquiri-la.

Pode parecer óbvio, mas não é. Muitos se perdem, sem foco, no mar de informações. Se eu for estudar tudo que existe só relacionado a Rinoplastia por exemplo, não faço mais nada na vida. 

Assim, elaborei um plano para me manter atualizado com sabedoria, principalmente no infinito mundo da estética facial. 

Como seria de se esperar, frequento congressos médicos que seleciono pelos temas e pelos palestrantes convidados. Por exemplo, se já possuo significante conhecimento em “Rinoplastia básica”, esse tema não me interessa neste momento. Se já escutei os mesmos palestrantes várias vezes, procuro escolher aqueles que nunca ouvi falar e, de preferência, que sejam referências na área. Também é importante ouvir várias opiniões diferentes: ao invés de só ir a congressos no EUA, é importante frequentar eventos médicos na Europa, por exemplo. 

Depois de tudo isso, é que vem o considero primordial: selecionar os temas  que merecem ser mais profundamente estudados. Analiso quais assuntos foram comentados nestes congressos, por quais profissionais, acesso os artigos científicos e livros por eles escritos e, aí sim, estudo com afinco. Se vou a um bom congresso sobre “cirurgia plástica de face”, que reúne especialistas de nome, de todos os cantos do mundo, e algum paciente me pergunta sobre um tipo de técnica sobre o qual não se falou neste evento, respondo com segurança que não conheço sobre a técnica questionada, pois ela não é de consenso entre os melhores, e eu escolhi não perder meu tempo me aprofundando sobre aquele assunto que, no momento, é irrelevante. Afinal eu não submeteria meus pacientes a nada menos do que técnicas consagradas e efetivas. E acredito estar no caminho certo, meus clientes não gostariam de praticamente serem testados como cobaias. 

Em medicina, em linhas gerais, ao mesmo tempo que não devemos ser os primeiros a usar uma nova tecnologia ou tratamento (já que só o tempo irá mesmo revelar os verdadeiros benefícios e malefícios de tal tratamento), também não podemos ser os últimos, sob a pena de nos tornarmos obsoletos. 

Compartilhar em minha rede social:

Autor

Dr. Leonardo Gomes

Comentários

6/13/2019 2:17:06 PM

Conheci o Dr. Leonardo, primeiramente como otorrino, ele sempre cuidava das minhas crises de sinusites e resolveu o problema das apnéias do pai da minha filha. Vendo todo profissionalismo e qualificação dele, sempre dizia que o dia que fosse operar o meu nariz seria com ele. Até que chegou o dia, tínhamos que corrigir o desvio de septo para melhorar as minhas crises de sinusite, assim também e porque não ter um nariz maravilhoso e harmônico?! Ganhei o nariz novo e voltei a respirar. Adoro quando as pessoas falam "seu rosto estão tão mais harmônico e bonito", mas "não sei o que vc fez". Foi isso que eu sempre procurei naturalidade. Muito feliz com meu novo nariz e não o canso de recomendá-lo!

7/1/2019 7:23:00 PM

Há cerca de 18 anos fiz uma rinoplastia para correção do septo nasal e melhora da estética facial. Infelizmente, a cirurgia não foi bem sucedida e passei anos sofrendo fisicamente com uma obstrução nasal decorrente das aderências formadas no pós cirúrgico, e psicologicamente pela estética muito distante da que eu almejava. Recentemente descobri que especialistas em otorrinolaringologia vêm se especializando em correção estética do nariz e harmonização facial e passei a pesquisar sobre tais profissionais aqui em Brasília, na esperança de corrigir as sequelas do primeiro procedimento. O curriculum do Dr. Leonardo Gomes foi, de longe, um dos mais completos não só na área cirúrgica do nariz, mas, também, em harmonização facial, chamando minha atenção. Ao conhecê-lo pessoalmente, tive a grata satisfação de comprovar sua atitude profissional, sua constante busca em aperfeiçoamento e atualização, bem como sua disposição em ouvir e entender aos anseios e expectativas do paciente, além da extrema atenção aos mínimos detalhes do planejamento cirúrgico. Tudo isso foi fundamental para me dar a coragem necessária para confiar em seu trabalho. Hoje, respiro muito melhor e fiz as pazes com o espelho! Muito obrigada doutor Leonardo! Deus o abençoe!

Enviar comentário

Caro leitor(a), esta página só registra as opiniões referentes aos Blogs.
Se pretende fazer uma pergunda ou marcar uma consuta clique aqui.