Narciso acha feio o que não é espelho
- quarta-feira, 28 fevereiro 2018
- por: Dr. Leonardo Gomes
Você quer agora e quer perfeito? Eu também...
Mas encaro a perfeição mais como meta do que como resultado. Creio que devemos pretender alcançá-la, sabendo que dificilmente conseguiremos. Ainda mais se agirmos apressadamente.
Com a popularização das câmeras e com o crescimento de mecanismos de compartilhamento de fotografias, acabamos trocando mais experiências, pesquisando e aprendendo mais sobre imagens. A imaginologia é um conjunto de métodos que usa as imagens como meio diagnóstico. E assim, analisando imagens, conseguimos concretizar, mensurar melhor, tornar mais palpável o conceito de beleza que era tão abstrato antes. O que confere harmonia a uma face? Quais são os ângulos e os volumes da beleza? O jogo de sombra e luz veio à tona e muitos cirurgiões começaram e se informar sobre maquiagem. Novos conceitos surgiram e hoje conseguimos enxergar aspectos relacionados à beleza facial que antes nem eram considerados, simplesmente por serem desconhecidos.
Na prática, temos o exemplo da Rinoplastia. A cirurgia que se fazia há poucos anos atrás tinha objetivos limitados, condizente com o conhecimento que tínhamos na época. Atualmente, a Rinoplastia é muito mais elaborada, pois os médicos incorporaram os novos conceitos de estética facial e os acrescentaram ao seu planejamento cirúrgico.
Devo admitir que no começo não foi fácil. Durante esta mudança de conceitos da beleza, ao frequentar os congressos, me parecia que os palestrantes falavam um incompreensível idioma. Mostrava-se casos de alguns pacientes obesos, de face arredondada, que eram submetidos ao preenchimento facial. Ou seja, recebiam volume adicional ! Algo que eu nunca imaginaria antes. E, para o meu espanto, de acordo com o jogo de sombra e luz, o efeito era o contrário do que se imaginava: eles pareciam emagrecer! Fiquei tão admirado que me submeti a um preenchimento facial para aprender melhor sobre o processo.
A popularização das câmeras de alta definição, especialmente nos celulares, permitiu que se enxergasse detalhes anatômicos que não eram percebidos antes. Isso tornou os pacientes mais exigentes. Considerando-se também a miríade de programas de edição de imagens que as tornam perfeitas, criou-se uma multidão de pessoas pretendendo alcançar estrelas.
Por outro lado, há que se considerar que câmeras de alta definição em mãos de leigos podem gerar imagens distorcidas. O chamado “efeito de distorção em barril” ocorre quando usamos uma lente que não é macro (a do celular por exemplo) para tirar fotografias a menos de 30 cm da face. O rosto sofre uma deformação e fica mais largo.
Além da distância, agora que sabemos da importância dos efeitos de sombra e luz, fica claro que as fotografias deveriam ser tiradas em condições padronizadas também de iluminação.
Uma fotografia bem tirada e uma conversa franca com um especialista podem esclarecer melhor o que deve e pode ser feito para melhorar a auto estima de cada um.
Entenda mais sobre os procedimentos que podem ser feitos por um especialista: Rinoplastia, Lifting, Cirurgia de Palpebras, Cirurgia de Orelhas, Cirurgia de Queixo, Bichectomia, Lipoaspiração de Papada e Preenchimentos.
Autor
Dr. Leonardo Gomes
Enviar comentário
Se pretende fazer uma pergunda ou marcar uma consuta clique aqui.