Plástica de Face: um recurso de primeira linha e alta efetividade no rejuvenescimento

  • sexta-feira, 24 agosto 2018
  • por: Dr. Leonardo Gomes
plastica-de-face-um-recurso-de-primeira-linha-e-alta-efetivi

Esta foto mostra uma paciente pronta para uma Cirurgia Plástica da Face, também chamada de Facelift ou Ritidoplastia

Observar as marcações feitas: os vetores de suspensão (que devem ser direcionados o mais verticalmente possível), certas regiões de acúmulo de gordura que devem ser lipoaspiradas, os trajetos de alguns nervos que devem ser preservados e os limites do descolamento da pele.

Depois de algum tempo, construímos um “mapa mental” destas marcações e não usamos mais o corante chamado “azul de metileno” para desenhar estas referências na pele (saem com o banho). 

Após 1 dia de internação a paciente retorna ao lar, praticamente sem dor, mas com alguns pontos de equimose na face e pescoço. 

Embora possa aparecer assustador para o leigo, é muito tranquilo para quem está habituado, especialmente se o médico tem uma sólida formação em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Essa especialidade lida essencialmente com tumores benignos e malignos, cirurgias muito mais complexas do que um plástica nesta região e que requerem a extensão até um plano mais profundo da face. Por exemplo, ao ressecar um tumor de glândula parótida (exatamente na mesma área em que se faz um Facelift) separamos o tumor aderido ao nervo facial e a todos os seus ramos, preservando-os. 

Muitos anos atrás, um amigo que é Cirurgião Plástico Geral, pediu para assistir uma destas cirurgias de ressecção de tumor de parótida. Ao perguntar o motivo, ele me disse que “não tinha uma boa idéia da profundidade em que se situava o nervo facial”. Isso o ajudou a se localizar melhor e a se sentir mais seguro ao realizar uma plástica facial.

Esta cirurgia “estica e pele do pescoço” e reposiciona os tecidos da face. Muitas vezes, ocorre juntamente com a Lipoenxertia, quando a gordura retirada do próprio paciente é utulizada para recriar os volumes faciais tão característicos da juventude. Economiza-se muito pois a gordura nada custa em comparação com o ácido hialurônico que, apesar de também ser muito bom preenchedor, custa caro e tem uma absorção muito mais rápida do que a gordura. 

Os procedimentos ambulatoriais com fios de suspensão, feitos em consultório, promovem resultados extremamente limitados em comparação com a cirurgia e ficam muito mais caros, pois há necessidade de repetição da implantação dos fios, que já são caros. 

Ao contrário do que alguns profissionais inescrupulosos dizem, NADA substitui um bem indicado lifting facial.

Estive em Chicago em abril deste ano quando pude me situar ao confrontar as minhas idéias com as dos principais cirurgiões plásticos faciais do mundo. Especialmente com relação ao ultrassom microfocado, que era tido como um método não invasivo que iria “substituir” as cirurgias”. Mais uma propaganda enganosa neste conturbado mundo da estética. 

Cada procedimento tem seu nicho, sua indicação precisa. Não existe uma solução mágica que se aplique a todos os casos. 

Saiba mais sobre os procedimentos aqui.

Compartilhar em minha rede social:

Autor

Dr. Leonardo Gomes

Comentários

7/19/2019 8:50:24 PM

Me submeti a uma plástica no terço inferior da face há um ano e meio, com o Dr. Leonardo. Fizemos as fotos de comparação após um ano e depois com um ano e meio. É impressionante como a minha expressão ficou leve. O contorno do rosto ficou jovial. Ninguém percebeu o procedimento, de tão natural que ficou! Fiz a cirurgia aos 56 anos e rejuvenesceu muito o meu rosto. Recomendo!

Enviar comentário

Caro leitor(a), esta página só registra as opiniões referentes aos Blogs.
Se pretende fazer uma pergunda ou marcar uma consuta clique aqui.