-
Escolha o segmento:
Nariz
EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA FAZER A RINOPLASTIA?
Não existe uma idade ideal, mas esta cirurgia pode ser realizada a partir do momento em que ocorre o chamado “estirão da puberdade”.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como conseqüência de incisões (cortes) feitas para se harmonizar melhor o resultado ou mesmo a fisiologia nasal.
Cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relação à evolução das cicatrizes e, no caso específico do nariz, geralmente tornam-se imperceptíveis. Certos pacientes podem, no entanto, apresentar tendência à cicatrização inestética (hipertrófica ou quelóide). Este fato deverá ser discutido na consulta inicial, especialmente em casos de tendência familiar à cicatrização anormal. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatrizes hipertrófica e quelóide não devem ser confundidas, entretanto, com as cicatrizes que ocorrem normalmente durante o processo pós-operatório e que tendem a regredir com o tempo. Durante seus retornos pós-operatórios pode- se fazer a avaliação da fase em que se encontra o processo cicatricial.
EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Tanto a anestesia local sob sedação quanto a geral poderá ser utilizada. Ficará a critério de a equipe cirúrgica indicar a mais conveniente.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a autenticidade e a naturalidade dessa face. A qualidade da pele do nariz também poderá influenciar no prognóstico do resultado almejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se o tipo de nariz que você que ter pode combinar com sua com sua face e suas características anatômicas permitem tal modificação a resposta é sim: sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas a respiração e a olfação, que precisam ser respeitadas. Não faz sentido ter um belo nariz que não funciona bem, a função não deve ser sacrificada em prol da forma.
O RESULTADO DEFINITIVO EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO É IMEDIATO? Não. No pós-operatório o nariz passa várias fases características. Assim, em uma 1º fase (logo após a retirada do curativo, em torno do 7º dia), embora a correção de alguns defeitos estéticos já possa ser notada, outras modificações ainda não se tornaram evidentes. Por exemplo, o edema (inchaço) vai diminuindo devagar e tende a se normalizar só por volta de 6 a 12 meses. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.
COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?
A Rinoplastia visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir algumas alterações respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Poderá haver dificuldade respiratória no pós-operatório imediato que tende a normalizar-se por volta de 1 a 3 meses. Quando a correção do septo ou outras cirurgias de caráter funcional se fazem necessárias, a rinoplastia poderá ser feita simultaneamente.
SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. A CIRURGIA ESTÉTICA PODERÁ ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?
A ação da cirurgia sobre este sintoma é imprevisível. O importante é que se tente ao máximo a preservação das funções respiratórias.
POR QUANTO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO?
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas manifestações morfológicas na região nasal, decorrente da idade do paciente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Poderá variar de meio período até um dia de internação. Dependendo do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Entre duas a cinco horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com gesso ou aquaplast seguido de esparadrapagem por 7 a 15 dias.
O NARIZ SANGRA NOS PRIMEIROS DIAS?
Existe um pequeno sangramento, principalmente nas primeiras 48 horas, que é normal e não deverá ser motivo de preocupação. Um curativo é mantido junto à abertura do nariz a fim de absorver esse sangramento e poderá ser trocado em casa tantas vezes quanto necessário.
EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR, NOS PRIMEIROS DIAS?
Sempre com a cabeça discretamente elevada no leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.
QUANDO PODEREI TOMAR SOL?
O ideal é evitar exposição solar intensa (praia, piscina) por 3 meses, período em que se recomenda o uso de bloqueadores solares FPS 30 ou +.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edema (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo (equimose) e dificuldade respiratória são comuns nos primeiros dias e alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do período compreendido entre o 6º e 12º mês pós-operatório.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Lavar bem o rosto na véspera da operação ou horas antes da cirurgia.
Obedecer às instruções dadas para a internação.
Comunicar qualquer anormalidade do seu estado geral que eventualmente ocorra antes da cirurgia.
Comunicar seu médico sobre o uso de qualquer medicação nos 15 dias antes e depois da cirurgia.
Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
Vir acompanhada (o) para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Compressas com soro fisiológico frio sobre os olhos são úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar conforto pós-operatório.
Trocar o curativo externo tantas vezes quanto necessário.
O curativo de aquaplast pode ser molhado normalmente durante o banho (que deverá ser no máximo morno na 1 semana).
A partir do 2º dia pós-operatório alimentação livre com ressalvas: na primeira semana, é bom evitar alimentos muito quentes. Além disso, como o nariz costuma ficar obstruído nos primeiros dias, você perceberá que a alimentação líquida / pastosa será mais conveniente.
Evitar usar óculos por 30 dias e exposição solar por 3 meses (usar o protetor solar recomendado). Caso a utilização dos óculos seja imprescindível, solicite orientação de como fazê-lo.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Não coçar os olhos.
Face
QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER?
Não é possível, por meio da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar de esta cirurgia visar rejuvenescê-la, é impossível estabelecer o período de rejuvenescimento.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
A cirurgia plástica de face visa melhorar o aspecto da flacidez como rugas e sulcos profundos dando assim um aspecto de rejuvenescimento à face. As cicatrizes serão permanentes e vão se modificando com o decorrer do tempo. Recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrize. Em alguns casos estas tornam-se imperceptíveis.
Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide). Esta tendência deverá ser discutida durante a consulta inicial e até prevista quando há relatos de casos ocorridos na família. Pessoas de pele clara tem menos tendência de desenvolver este tipo de cicatrização. Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou a quelóide não deve ser confundida com a cicatriz mais evidente que se forma no período mais inicial após a cirurgia. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra o processo.
EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo do tipo de anestesia, entre 12 a 24 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Em caso de cirurgia completa, envolvendo face, pálpebras e pescoço, o ato cirúrgico poderá durar 4 horas ou mais, dependendo do caso. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retardam visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. Retardam, mas não interrompem o “processo evolutivo do organismo”. E em alguns casos há necessidade de cirurgias complementares futuras.
AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS SÃO IMPORTANTES?
A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação fotográfica padronizada entre os momentos pré e pós-operatório. As fotografias fazem parte do prontuário médico.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Geralmente são utilizados curativos. Um primeiro curativo permanece em torno das primeiras 24 horas, podendo-se optar por um novo curativo em toda a área operada ou sobre as cicatrizes residuais, após esse período.
OS OLHOS FICAM OCLUÍDOS NO PÓS-OPERATÓRIO?
Não obrigatoriamente. Poderá ser recomendada a aplicação de compressas de gaze ou algodão embebidos em solução fisiológica ou em água fria sobre os olhos, que podem ser trocadas periodicamente, várias vezes ao dia.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Os pontos das pálpebras poderão ser removidos a partir do 3º ou 4º dia. Os remanescentes (face, pescoço e couro cabeludo), entre 7 e 15 dias.
QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUIAGEM?
Fica a cargo de cada cirurgião fornecer maiores detalhes a esse respeito, mas se tudo correr bem, em torno da 1ª semana.
QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS?
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com cautela). Para secá-los, pode-se utilizar secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas geralmente são permitidas após a 4ª semana.
O “CORTE DE CABELO” PREPARATÓRIO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO?
Os cortes de cabelo, quando acontecem, abrangem apenas as áreas limitadas das incisões portanto, no pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser disfarçado, com penteado adequado.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edema (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo (equimose), hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras são comuns a todos os pacientes. Evidentemente alguns apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de resolver esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários, para sua tranquilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias devido ao aspecto pós cirúrgicos transitório que geralmente advêm da “ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de rejuvenescimento facial poderá ser avaliado com menos de 3 a 6 meses de pós-operatório.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Lavar bem os cabelos ou na véspera da operação ou horas antes da cirurgia.
Obedecer às instruções dadas para a internação.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
Comunicar seu médico sobre o uso de qualquer medicação nos 15 dias antes e depois da cirurgia.
Não se maquiar no dia da internação.
Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
Vir acompanhada para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
Evitar bebidas alcoólicas. Com relação ao cigarro é bom suspender por 15 dias antes e depois da cirurgia.
Suspender medicações para emagrecimento duas semanas antes.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Evite molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas.
Compressas com solução fisiológica fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório.
Alimentação livre, a partir do 2º dia pós-operatório.
Evitar sol por 3 meses e usar protetor solar indicado pelo seu médico
Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Não coçar os olhos.
Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais após 15 a 21 dias.
Pálpebras
EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?
Não existe uma idade ideal, mas sim o momento ideal, que é determinado pela presença do excesso de pele e/ou gordura no local, o que geralmente ocorre após a quarta década da vida.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
Como a pele das pálpebras é de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nos sulcos da pele e, em alguns casos, imperceptíveis. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (seis meses). Pela sua localização, as cicatrizes são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias. Certas pacientes (os) podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide). Esta tendência deverá ser discutida durante a consulta inicial e até prevista quando há relatos de casos ocorridos na família. Pessoas de pele clara tem menos tendência de desenvolver este tipo de cicatrização. Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou a quelóide não deve ser confundida com a cicatriz mais evidente que se forma no período mais inicial após a cirurgia. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra o processo.
EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?
Sim, geralmente nos três primeiros dias, a partir de quando começa a regressão do edema. O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o 8º dia ou mesmo após duas semanas. Mesmo assim, os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias que diminui a intensidade do edema.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Anestesia local: de 6 a 12 horas.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
Em torno de duas a três horas. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
O QUE SÃO AS “MANCHAS ROXAS” OBSERVADAS EM CERTOS CASOS?
Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente (equimoses) e mesmo na conjuntiva ocular, devidas ao próprio trauma cirúrgico. Tais fatos não devem ser considerados como complicações, mas sim uma intercorrência transitória e reversível.
QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Após o 3º mês. Entretanto, a partir de três semanas já atingiremos boa parte do resultado esperado e, nas semanas subsequentes, a tendência de melhoria é acentuada.
OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?
Não obrigatoriamente. Podem ser recomendadas as colocações de compressas com solução fisiológica fria por alguns minutos, várias vezes ao dia.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Obedecer às instruções dadas para a internação.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra quanto ao seu estado geral.
Comunicar seu médico sobre o uso de qualquer medicação nos 15 dias antes e depois da cirurgia.
Não se maquiar no dia da internação.
Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
Vir acompanhada (o) para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Compressas com soro fisiológico frio sobre os olhos são úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar conforto pós-operatório.
Alimentação livre, a partir do 2º dia pós-operatório.
Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento.
Evitar sol por 3 meses e usar o protetor solar indicado pelo seu médico.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Não coçar os olhos.
Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais após 3 a 5 dias.
Obs: É muito comum que a Blefaroplastia (cirurgia de pálpebras) seja realizada juntamente com a Frontoplastia, já que a Fronte + as Pálpebras compõem uma “unidade estética” que comumente requer abordagem integral.
Orelhas
EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA ESTA CIRURGIA?
Não existe uma idade ideal, mas no caso de criança a cirurgia pode ser feita por volta dos 5 anos de idade, se a alteração estética já começa a incomodá-la.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
A cicatriz desta cirurgia é pouco visível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar imperceptível.
Certas pacientes (os) podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide). Esta tendência deverá ser discutida durante a consulta inicial e até prevista quando há relatos de casos ocorridos na família. Pessoas de pele clara tem menos tendência de desenvolver este tipo de cicatrização. Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou a quelóide não deve ser confundida com a cicatriz mais evidente que se forma no período mais inicial após a cirurgia. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra o processo.
EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Crianças: geralmente com anestesia geral. Adulto: geralmente anestesia local com ou sem sedação.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, ela é combatida com analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Meio período até um dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do (a) paciente.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
COMO É O CURATIVO?
Protege-se a orelha (principalmente em crianças) nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo “ballet” ou “tênis” durante 2 semanas, ou mesmo curativo do tipo envoltório com faixa de crepe.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Em torno do 10º ao 15º dia.
EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80% do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.
NÃO HÁ RISCO DE “ VOLTAR O ABANO “ APÓS A CIRURGIA?
O resultado é geralmente definitivo, mas como tudo em medicina não se pode dar garantia de resultado.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Lavar bem os cabelos ou na véspera da operação ou horas antes da cirurgia.
Obedecer às instruções dadas para a internação.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
Comunicar seu médico sobre o uso de qualquer medicação nos 15 dias antes e depois da cirurgia.
Com relação ao cigarro é bom suspender por 15 dias antes e depois da cirurgia.
Na eventualidade de se optar pela anestesia geral, vir “ em jejum absoluto “ de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
Vir acompanhada para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Evitar Brincos e piercings por pelo menos 1 mês.
Curativo feito pelo médico: uso contínuo por 48 horas.
Faixa: usar só à noite por 2 semanas.
Óculos: devem ser evitados por pelo menos 1 mês.
Evitar sol por 3 meses e usar protetor solar indicado pelo seu médico.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais após 5 a 7 dias.
Queixo
QUAL O OBJETIVO DESTA CIRURGIA?
Aumentar o volume e projeção do queixo com colocação de uma prótese de silicone.
PODE SER NECESSÁRIO A RETIRADA DA PRÓTESE POR REJEIÇÃO?
Muito raramente isso pode ocorrer e a retirada é simples, feita sob anestesia local.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
Se localizam dentro da boca e, portanto, são imperceptíveis.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo do tipo de anestesia e se esta cirurgia foi feita isoladamente ou ao mesmo tempo com outras cirurgias (o que é muito comum), entre 6 a 24 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Cerca de 30 minutos.
POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
É definitivo desde que a prótese permaneça inserida no local.
AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS SÃO IMPORTANTES?
A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação fotográfica padronizada entre os momentos pré e pós-operatório. As fotografias fazem parte do prontuário médico.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim, esparadrapos na região do queixo para controlar o edema e ajuda a manter a prótese em posição.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
São pontos absorvíveis e, portanto, não precisam ser retirados, caem sozinhos.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
A aparência de um queixo mais volumoso e projetado é imediata. No começo o volume parece maior, pois o edema associado contribui para tal impressão. A partir de 3 meses de pós operatório o edema cede e o volume excessivo diminui.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Obedecer às instruções dadas para a internação.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
Comunicar seu médico sobre o uso de qualquer medicação nos 15 dias antes e depois da cirurgia.
Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
Vir acompanhada para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
Evitar bebidas alcoólicas. Com relação ao cigarro é bom suspender por 15 dias antes e depois da cirurgia.
Suspender medicações para emagrecimento duas semanas antes.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Alimentação livre, a partir do 2º dia pós-operatório.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais após 5 a 7 dias.
Bichectomia
QUAL O OBJETIVO DESTA CIRURGIA?
Também chamada de “Bichectomia” esta cirurgia retira parcialmente o tecido gorduroso que forma a “bola de Bichat”. Este tecido adiposo se localiza na face e sua remoção ressalta as maças do rosto (regiões malares) dando uma aparência de emagrecimento, o chamado “efeito blush”.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
Se localizam dentro da boca e, portanto, são imperceptíveis.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo do tipo de anestesia e se esta cirurgia foi feita isoladamente ou ao mesmo tempo com outras cirurgias (o que é muito comum), entre 12 a 24 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Cerca de 30 minutos.
POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
Geralmente por muito anos, a não ser que o paciente aumento muito de peso, o que pode comprometer o resultado da cirurgia.
AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS SÃO IMPORTANTES?
A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação fotográfica padronizada entre os momentos pré e pós-operatório. As fotografias fazem parte do prontuário médico.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Não.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
São pontos absorvíveis e, portanto, não precisam ser retirados, caem sozinhos.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
A aparência de emagrecimento se torna mais evidente a partir do 3 mês de pós operatório.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Lavar bem a face e os cabelos ou na véspera ou horas antes.
Obedecer às instruções dadas antes do procedimento.
Por 15 dias antes e depois da cirurgia: obedecer à suspensão de medicações orientada pelo seu médico e evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarros. Não fazer uso eventual de qualquer medicação sem comunicar o médico.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
Não se maquiar no dia.
Internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital. Vir acompanhada para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Não coçar a face.
Pode-se lavar a cabeça já no 1 dia, mas massageando a região das bochechas com suavidade nos primeiros 15 dias.
Filtro solar já deve ser usado no outro dia após chegar em casa e maquiagem também já pode ser usada.
Evitar o sol por 3 meses, usar o protetor solar recomendado.
Compressas com soro fisiológico frio na face são úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar conforto pós-operatório.
A partir do 2º dia pós-operatório alimentação livre.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Dependendo de sua evolução, você poderá voltar às suas atividades estudantis ou laborais após 3 a 5 dias e às atividades físicas em 30 dias.
Lipoaspiração de papada
QUAL O OBJETIVO DESTA CIRURGIA?
Diminuir aquele acúmulo de gordura que tão comumente ocorre abaixo do queixo conhecido como “papada”.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
A cicatriz é mínima, se localiza entre o queixo e o pescoço, mas sempre obedecendo princípios universais compatíveis com a formação de cicatrizes tão discretas quanto possíveis.
As cicatrizes serão permanentes e vão se modificando com o decorrer do tempo. Recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrize. Em alguns casos estas tornam-se imperceptíveis.
Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertrófica e quelóide). Esta tendência deverá ser discutida durante a consulta inicial e até prevista quando há relatos de casos ocorridos na família. Pessoas de pele clara tem menos tendência de desenvolver este tipo de cicatrização. Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou a quelóide não deve ser confundida com a cicatriz mais evidente que se forma no período mais inicial após a cirurgia. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra o processo.
EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTA CIRURGIA?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e a cirurgia, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo do tipo de anestesia e se esta cirurgia foi feita isoladamente ou ao mesmo tempo com outras cirurgias (o que é muito comum), entre 6 a 24 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?
Cerca de 40 minutos.
POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
É variável mas, de modo geral, desde que o paciente siga um estilo de vida saudável no pós operatório, evitando aumentar muito de peso, o resultado persiste por até muitos anos.
AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS SÃO IMPORTANTES?
A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação fotográfica padronizada entre os momentos pré e pós-operatório. As fotografias fazem parte do prontuário médico.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim, esparadrapos na região do queixo para controlar o edema.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
São de 1 a 3 pontos retirados em cerca de 7 dias.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
No começo a papada pode até parecer maior, pois o edema associado contribui para tal impressão. A partir de 3 meses de pós operatório o edema cede e o resultado aparece.
CUIDADOS NO PRÉ-OPERATÓRIO:
Lavar bem a face e os cabelos ou na véspera ou horas antes.
Obedecer às instruções dadas antes do procedimento.
Por 15 dias antes e depois da cirurgia: obedecer à suspensão de medicações orientada pelo seu médico e evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarros. Não fazer uso eventual de qualquer medicação sem comunicar o médico.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
Não se maquiar no dia.
Internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital. Vir acompanhada para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO:
Não coçar o local.
Pode-se lavar a cabeça após 2 dias, logo depois a retirada do enfaixamento, mas massageando a região da papada com suavidade nos primeiros 15 dias.
Filtro solar já deve ser usado no outro dia após chegar em casa e maquiagem também já pode ser usada.
Faixa compressiva em casa: usar continuamente por 7 dias e só à noite por 30 dias.
Evitar o sol por 3 meses, usar o protetor solar recomendado.
Compressas com soro fisiológico frio na face são úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar conforto pós-operatório.
A partir do 2º dia pós-operatório alimentação livre.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Dependendo de sua evolução, você poderá voltar às suas atividades estudantis ou laborais após 5 a 7 dias e às atividades físicas em 30 dias.
Preenchimentos
O QUE É “PREENCHIMENTO” ?
É a introdução de produtos embaixo de pele para conferir volume e forma, no nosso caso a aplicação é exclusivamente na face.
QUE PRODUTOS?
Existe uma infinidade de produtos, mas só usamos ÁCIDO HIALURÔNICO e GORDURA DO PRÓPRIO PACIENTE (LIPOENXERTIA).
PORQUE A OPÇÃO POR ESTES PREENCHEDORES?
O principal critério de escolha é a SEGURANÇA. O ÁCIDO HIALURÔNICO e a GORDURA já estão presentes no corpo de todo ser humano desde o nascimento.
QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER?
Não é possível, por meio do preenchimento, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar de este procedimento também visar rejuvenescê-la, é impossível estabelecer o período de rejuvenescimento.
AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
No caso do ÁCIDO HIALURÔNICO o produto já vem pronto e é injetado com agulhas ou cânulas muito finas. Já a GORDURA é retirada do e injetada no próprio paciente com cânulas.
Assim, praticamente não existem cicatrizes já que não se usa bisturi.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
No caso do ÁCIDO HIALURÔNICO a anestesia é local, inclusive o próprio produto já contém anestésico em sua formulação. No caso da LIPOENXERTIA pode ser local ou geral, dependendo da extensão do procedimento e da eventual associação com cirurgias, o que é muito comum.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Todavia, se ocorrer, esta poderá ser combatida com o uso de analgésicos comuns.
HÁ RISCO NESTE PROCEDIMENTO?
Todo ato médico inclui no seu bojo um risco variável e os procedimentos, como parte da Medicina, não são exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?
No caso do ÁCIDO HIALURÔNICO não há internação, o procedimento é realizado no consultório. No caso da LIPOENXERTIA , se for caso de internação, em geral o paciente entra e sai o hospital no mesmo dia, mas em alguns casos associados com cirurgias a alta pode ser no dia seguinte.
QUANTO TEMPO DEMORA O PROCEDIMENTO?
Depende de sua extensão e da eventual associação com cirurgias. Casos mais simples podem ser concluídos em 30 minutos e outros em até horas.
QUANTO TEMPO DURA O EFEITO?
O preenchimento retarda visualmente o processo de envelhecimento nos territórios onde é feito. Retardam, mas não interrompem o “processo evolutivo do organismo”. E em alguns casos há necessidade de procedimentos complementares futuros.
A duração é muito variável dependendo do local de aplicação, do metabolismo basal e grau de atividade física de cada um, da realização de dietas restritivas e, por fim, do tipo de produto .
Por exemplo, a duração do preenchimento em locais estáticos como nas regiões malares (“maças do rosto”) é maior do que no caso dos lábios, regiões de muita movimentação.
Em pessoas de acelerado metabolismo basal, que executam atividades físicas intensas ou que fazem dietas restritivas severas, a absorção é mais rápida.
Com relação ao tempo de duração do efeito de acordo com o tipo de produto aplicado existem alguma considerações:
O ÁCIDO HIALURÔNICO inicialmente tinha duração limitada, 3 a 4 meses, mas a indústria farmacêutica criou o processo chamado de reticulação (“cross linkagem”) do produto, que aumentou substancialmente sua duração, em alguns casos até 2 anos. Além do mais, é possível que alguns pacientes tenham a sorte de permanecer com um efeito residual após os 2 anos que, em alguns casos, pode chegar a 30% do efeito inicial, embora isso seja muito raro. Essa absorção do produto é gradual e constante ao longo do tempo.
A absorção de GORDURA (LIPOENXERTIA) segue outro padrão: em cerca de 3 meses um volume considerável (média de 30 %) da gordura injetada é reabsorvida mas, por outro lado, depois deste período de instabilidade inicial o volume restante permanece. É claro que ocorre uma absorção muito lenta seguindo o ritmo natural do processo do envelhecimento que é caracterizado pela absorção gradual e lenta de gordura corporal. A gordura tem outra vantagem: contém células tronco que tem o potencial de se transformarem em qualquer outro tipo de célula.
AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIAS SÃO IMPORTANTES?
A melhor maneira de se avaliar o resultado obtido é através da comparação fotográfica padronizada entre os momentos pré e pós-procedimento. As fotografias fazem parte do prontuário médico.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
No caso do ÁCIDO HIALURÔNICO não e no caso da LIPOENXERTIA somente se ela for associada com outras cirurgias.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Quase nunca há pontos, mas pode ser necessário 1 ou 2 pontos na área de onde se coletou a gordura, que podem ser retirados em até 7 dias.
QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de procedimento. Assim é que edema (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo (equimose), hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras são comuns a todos os pacientes. Evidentemente alguns apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de resolver esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários, para sua tranquilidade. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias devido ao aspecto pós cirúrgico transitório que geralmente advêm da “ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de preenchimento facial poderá ser avaliado com menos de 3 meses de pós-operatório.
Pode ocorrer formação de equimoses (áreas roxas) após o procedimento que cedem naturalmente com o tempo.
CUIDADOS PRÉ-PROCEDIMENTO:
Lavar bem a face e os cabelos ou na véspera ou horas antes.
Obedecer às instruções dadas antes do procedimento.
Por 15 dias antes e depois da cirurgia: obedecer à suspensão de medicações orientada pelo seu médico e evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarros. Não fazer uso eventual de qualquer medicação sem comunicar o médico.
Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
Não se maquiar no dia.
Na eventualidade de associação com cirurgias plásticas faciais, internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum absoluto” de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital. Vir acompanhada para a internação.
Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings e acessórios diversos, assim como esmaltes coloridos nas unhas.
CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO:
Não coçar a face.
Não manipular a área de aplicação ou lavar o rosto após o preenchimento: por 6 horas no caso do ÁCIDO HIALURÔNICO e por cerca de 2 dias em caso de LIPOENXERTIA (variável, o médico esclarecerá). Depois disso pode-se usar água e sabão massageando a face com suavidade nos primeiros 30 dias.
Evitar maquiagem: por 6 hs no caso do ÁCIDO HIALURÔNICO e por cerca de 7 dias em caso de LIPOENXERTIA (variável, o médico esclarecerá).
Evitar exposição solar intensa por 3 meses e usar protetor solar indicado pelo seu médico
Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento.
Compressas com solução fisiológica fria sobre a face poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-preenchimento.
Alimentação livre, a partir do 2º dia pós-procedimento.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
Dependendo de sua evolução, você poderá voltar às suas atividades estudantis ou laborais após 1 a 7 dias e às atividades físicas depois de 3 dias em alguns casos e em até 30 dias em casos associados a cirurgias plásticas.
Obs: É muito comum que a LIPOENXERTIA seja realizada juntamente com a as cirurgias plásticas faciais para que ocorra uma melhora tridimensional da arquitetura facial.