Como nasceu a cirurgia plástica?
- domingo, 9 setembro 2018
- por: Dr. Leonardo Gomes
Em 17 de junho de 1882 nascia, na Nova Zelândia, aquele que é considerado o pai da cirurgia plástica: Sir Harold Delf Guilles.
Médico Otorrinolaringologista, radicado em Londres, foi um dos responsáveis pela criação do Queen’s Hospital em Sidcup (subúrbio de Londres) no ano de 1917.
O hospital contava com 1000 leitos e Guilles e seus assistentes realizaram mais de 11.000 cirurgias plásticas de face, em pacientes que eram principalmente soldados feridos por armas de fogo.
No período entre as duas grandes guerras ele desenvolveu sua prática privada, tendo operado vários pacientes famosos e viajado muito para ensinar suas técnicas. Seus ensinamentos foram decisivos para a introdução do conceito de cirurgia plástica nos Estados Unidos.
Durante a segunda guerra mundial, ele trabalhou como consultor do ministério da saúde inglês e continuou a ensinar vários outros médicos.
A foto que ilustra este blog mostra alguns de seus trabalhos. Quem procurar na internet ficará surpreendido com a quantidade de fotografias cirúrgicas relacionadas ao nome de Harold Guilles. Apesar de resultados magníficos, é claro que a reconstrução facial após graves mutilações de guerra não é perfeita, mas fica fácil imaginar o que essas heróicas cirurgias significaram na vida destas pessoas, trazendo sentido e reascendendo a chama da esperança àqueles jovens soldados que mal podiam se ver no espelho.
É por isso que existe essa forte relação entre a Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica Facial, ainda pouco conhecida no Brasil. Em muitos países, o Otorrinolaringologista é o principal realizador de cirurgias plásticas da face.
Nos Estados Unidos, a Cirurgia Plástica Facial é uma especialidade onde a imensa maioria dos integrantes é composta por Otorrinolaringologistas, mas uma minoria é composta por Cirurgiões Plásticos Gerais, Dermatologistas e até Oftalmologistas (estes se dedicam mais especificamente à plástica ocular). No site da "The American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery" podemos ler a seguinte frase: “trust your face to a Facial Plastic Surgeon” (confie sua face a um Cirurgião Plástico Facial). Nada mais natural, já que o Otorrinolaringologista é um especialista que se dedica exclusivamente à face.
A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial tem como uma de suas subdivisões a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face e a atuação do otorrinolaringologista na face é reconhecida e apoiada oficialmente pela Associação Médica Brasileira. Um de seus objetivos é fazer chegar ao conhecimento da sociedade a atuação do Otorrinolaringologista nesta área. A nossa sociedade apoia e estimula o estudo da plástica facial, promovendo congressos e cursos práticos.
Assim, estamos preparados para realizar os diversos tratamentos estéticos da face como cirurgias (Frontoplastia ou levantamento das sobrancelhas ou lifting frontal, Ritidoplastia ou lifting cervical ou retirada da “papada”, Blefaroplastia ou cirurgia plástica das pálpebras, Rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz, Otoplastia ou cirurgia plástica das orelhas, Mentoplastia ou aumento do queixo) e outros (Peelings, Aplicação de Botox, Preenchimentos).
A nossa proposta é um resultado natural, em equilíbrio com o restante da face.
Acreditamos que a saúde não é somente a falta de doença, mas um conceito mais abrangente, que envolve inclusive a autoestima, afinal não há nada de errado em querer estar bem, física e mentalmente.
Se o seu projeto de vida envolve uma melhora na aparência de sua face, a opinião de um Otorrinolaringologista pode ser imprescindível.
Autor
Dr. Leonardo Gomes
Enviar comentário
Se pretende fazer uma pergunda ou marcar uma consuta clique aqui.